CONHECENDO WEB RÁDIO

Quero ter meu próprio programa de rádio. Como faço?

O que é necessário?to é uma descrição do bloco. Para editar essa clientes com uma promoção

  • Dica 1

    Um nome para o programa, foco no nicho de mercado, roteiro, um computador, um fone com microfone e acesso à internet para transmitir.

  • Dica 2

    Capacite-Se 

    Depois de já conhecer as possibilidades que a carreira de locutor profissional possui, um lugar para adquirir o conhecimento inicial são cursos.
    Se você tiver a oportunidade, procure por uma faculdade ou um curso técnico. Eles te darão informações de como atuar nesse mercado, como se divide, como funciona cada um deles, como precificá-los…

    Uma boa formação te dá a base de todo o caminho que você ainda vai trilhar, como locutor

OUVINTES FELIZES

7 passos para ganhar ouvintes para seu programa de rádio

Isto é uma descrição do bloco. Para editar, clique e digite o texto, ou substitua-o por seu próprio conteúdo personalizado ou cole o texto copiado aqui

1º – Menos pode ser mais
Falar o necessário, mas com inteligência, a informação é importante, é a grande sacada. Nada de enrolar demais, muito blá,blá,blá. Claro que tudo tem o seu porém, mas menos palavras desnecessárias e mais objetividade são sempre bem vindas. Suas aparições devem ser simpáticas, envolventes, esperadas, e acredite, você não precisa falar demais pra isso. Conteúdo de qualidade acontece com um bom roteiro.

2º – O interesse do ouvinte. Foco no seu nicho de mercado.
Não interessa seus assuntos pessoais, o que interessa é o que o seu ouvinte quer ouvir. Faça a si mesmo a pergunta: “Interessa ao meu ouvinte ouvir sobre isso? Quem se interessa por isso? “. Um comentário interessante, oportuno, talvez útil, esse tipo de coisa sim, mas falar que o teu microfone tá capengando e que o botão do volume quebrou, são informações irrelevantes para seus ouvintes. Não os canse com suas histórias. Toque as músicas que eles querem ouvir e não pense que se você gosta de algo eles vão gostar. Descubra o que seu ouvinte quer e dê a eles o que eles querem.

3º – Divulgue seu programa na Internet
Definitivamente hoje em dia é impossível ignorar os benefícios da internet . Muitas pessoas usam PC ouvindo música e rádios on line, ou rádio , e mesmo que elas não estejam ouvindo sua rádio é importante lembrarem que seu programa existe, e quando ele está pra começar. E na internet o melhor lugar para você estar são nas Redes Sociais. Peça sugestões de pauta, músicas, entrevistas, interaja com seus ouvintes. Postagens bacanas e super compartilháveis tem sido o trunfo de muita rádio grande no Facebook e Instagram. Use Twitter, interaja com as Hashtags Topics. NÃO USE AS REDES SOCIAIS SOMENTE PARA POSTAR INFINITAS SELFIES FAZENDO COISAS QUE NÃO INTERESSAM PRA NINGUÉM. É claro, use o perfil da rádio.

4º – Não esqueça de recapitular
Não deixe seu ouvinte perdido sem saber o que está acontecendo, que programa é aquele, que tipo de música ele toca, de que assunto estão conversando, com quem é a entrevista. Ele não vai ouvir muito tempo sem estar a par do que está acontecendo. A todo instante tem pessoas chegando, sintonizando. A cada 4 minutos em média numa entrevista fale sobre o entrevistado e o assunto em pauta. Isso demonstra interesse pelo ouvinte.

5º – O segredo dos programas de sucesso
É um assunto delicado e costuma ser ignorado por muitos, mas você precisa entender que uma voz forçada, por mais talentoso que você seja, cansa, CANSA o ouvinte. Irrita depois de um tempo ouvindo. Procure falar mais naturalmente, essa tem sido a receita de sucesso de muitos programas de rádio. Isso inclusive passa mais sinceridade em suas palavras, você parece muito mais verdadeiro e mais próxima ás pessoas. Aposte em você, fale naturalmente.

6º – Defina seu público
Se definir o seu público ele grava seu programa e as chances de voltar são maiores. Você pode ter um programa diversificado, mas deve saber com quem você está falando. Eles gostam de que assunto? Gostam de política? Esportes? São de que região? Se não sabe a resposta pode já começar a perguntar e investigar isso! Mas nunca fale do que não domina, muitos ouvintes podem saber daquilo muito melhor que você. É cada vez mais difícil agradar a todos, por isso defina seu público e invista em seus interesses.

7º – Inclua o elemento surpresa
Um pouco de suspense não faz mal a ninguém, criar um suspense em torno de uma atração, prêmio, música pode garantir que muitos ouvintes não mudem de estação esperando por isso. Use estatística.”Ainda hoje em nossa programação você vai ouvir o lançamento tal…” Fique ligado!” , “Daqui a pouco, uma entrevista sensacional com fulano…”. Mais ou menos assim.
Então pessoal isso, foque nos interesses de seus ouvintes e o sucesso é certo!
Até a próxima! 

EQUIPE DIAMONDS DE COMUNICAÇÃO